quarta-feira, 5 de março de 2008

Ângulo Educativo...

Claro que nem tanto ao mar nem tanto à terra, mas cada vez mais somos nós meios culpados de muitas culpas dos filhos...

Adenda (depois de ter levado na cabeça por ter sido tão "radical" hehehehe... esclareço : Isto é uma cópia vinda lá dos territórios da fast-food, tem que ser devidamente adaptada à realidade de quem lê )

No entanto eu acredito que os filhos, e cada vez mais nestes tempos MARADOS que correm devem ser ensinados a safarem-se sózinhos.... tenho dito !!!!


(Tradução/adaptação de um panfleto da Polícia de Houston, Texas, distribuído há alguns anos a todos os habitantes da cidade)

10 REGRAS PARA CRIAR FILHOS.... DELINQUENTES


Comecem cedo a dar ao vosso filho tudo o que ele quer. Assim ele convencer-se-á, quando crescer, de que o mundo tem obrigação de satisfazer todos os seus caprichos.

Se, enquanto pequeno, o vosso filho utilizar expressões grosseiras, achem-lhe graça. Isso fará com que ele se convença de que é espirituoso e levá-lo-á a refinar a sua linguagem ordinária.

Não lhe dêem educação religiosa nem lhe inculquem princípios morais. Esperem pela sua maioridade para que, feitos os 18 anos, seja ele a fazer pessoalmente a sua escolha. (Esta não concordo lá muito - claro que se deve incutir e explicar as diferenças entre o bem e o mal, mas quanto à religião, que escolha quando perceber)

Evitem recriminá-lo, para que ele não crie um complexo de culpa. Estes complexos, como toda a gente sabe, não deixam que as crianças desenvolvam a sua personalidade.

Façam sempre tudo aquilo que devia ser o vosso filho a fazer. Arrumem as suas coisas e apanhem o que ele deitar para o chão. Desta maneira vai-se habituar a empurrar para os outros as suas responsabilidades.

Deixem que o vosso filho leia tudo o que lhe vá parar às mãos. Tenham o maior cuidado em esterilizar os talheres, os pratos e os copos, mas deixem que o seu espírito se alimente de imundices.

Discutam e zanguem-se em frente dele. Isso é muito útil para que ele se convença de que a família é uma instituição nociva e de que não deve qualquer respeito aos seus pais.

Dêem-lhe todo o dinheiro que ele quiser. Evitem que ele o ganhe com o seu trabalho ou através do seu comportamento. Tem tempo. Deixem-no ser feliz enquanto é jovem.

Satisfaçam todas as suas exigências ou caprichos, no que se refere a alimentação, vestuário e conforto, a fim de que o vosso filho não possa nunca sentir-se frustrado. As frustrações, como se sabe, não permitem que a personalidade se revele e torna as pessoas mais infelizes.

10ª Defendam sempre o vosso filho! Dos seus amigos, dos vizinhos, dos professores e até - principalmente - da polícia. É tudo gente desprezível que apenas pretende embirrar com ele...

13 comentários:

Bichinho disse...

Nem sei que diga...beijo fantasma.

Olá!! disse...

Pois eu sei o que te diga... logo falamos....
beijo real (sem ser de princesa ;)))

Secreta disse...

Educar os filhos não é fácil. Fácil é apontar o dedo :D
Beijito.

Olá!! disse...

1ª Dou e darei dentro do limite do possível e do “não supérfluo”
2ª Achas mesmo???? Eles repetem o que ouvem em casa, não só na escola e na rua.
3ª É isso mesmo que pretendo fazer, não acho que isso faça dele um delinquente, dou-lhe sim uma opção.
4ª Há recriminações e recriminações, tudo tem regras
5ª Sem comentários, concordo com essa.
6ª Vou comprar uma redoma para a Internet… vigiar sim, castrar não…
7ª De acordo, alias detesto discutir…
8ª Estamos a falar de que idades????
9ª Com termo e medida.
10ª Claro que defendo, se vir que é algo que o transcende.


Não sei se tiraste isto do site do Dr. Phill ou Bill ou Jeremias, mas para mim os americanos não são exemplo para ninguém no que toca a educação de filhos.
Nenhum Pai nasce ensinado, não há cursos, fazemos o melhor que podemos e sabemos, claro que cometemos erros, mas faz parte da nossa aprendizagem, também…
E fico por aqui porque hoje não me apetece fazer nada para o jantar e vou empanturrar os meus filhos de coca-cola e macdonald’s, deixá-los visitar sites XXX e ainda estou a pensar ir comprar uma shot gun para eles treinarem ao alvo com os vizinhos, boa?????
Beijinhosssssssssssssss Pai

Vitor disse...

Secreta: eu não aponto dedo.... isto nem sequer foi escrito por mim.... eu tento ser um bom pai, e educar de maneira a que se eu faltar o meu filho se consiga e saiba desenrascar sózinho...

Vitor disse...

olá!!: rsrsrsrsrs a melhor que encontrei aí ???? aquela "hoje não me apetece fazer o jantar..."

Jinhos ketchup.... (hahahahahaha)

liamaral disse...

Parece-me que o resultado é óbvio!!

Nanny disse...

Não tenho grandes dúvidas que a excessiva permissividade dos pais pode exponenciar os problemas com os filhos... mas acho que ainda temos gerações com o complexo do "dar tudo o que eu não tive"... enfim!

Beijoca

Vitor disse...

Liamaral : óbvio mesmo

nanny: temos, claro que temos...

FM disse...

Muito, muito "provocante"... Gostei imenso de ler estes "pontos".
Abraço.

Alien David Sousa disse...

Fartei-me de rir com estes 10 mandamentos lol


kisses

Vitor disse...

fm: pontos um pouco loucos, mas que nos chamam à atenção dos tempos loucos que corremos....

abraço


Alien: ainda bem, ri e ri e ri... é bom, dá saúde e faz crescer .... olha nem sei bem o que faz crescer.... rsrsrsrsrs

Oliver Pickwick disse...

É certo que não é muito politicamente correto para os dias atuais. Mas, lendo nas entrelinhas, acha-se algumas verdades.
Abraços!